EJACULAÇÃO PRECOCE

EJACULAÇÃO PRECOCE

O QUE É EJACULAÇÃO PRECOCE?

Ejaculação precoce trata-se de uma disfunção sexual masculina. Caracteriza-se pelo curto tempo de penetração até a ejaculação acontecer, resultando assim a insatisfação sexual dos parceiros.

De acordo com a Sociedade Internacional de Medicina Sexual, a EJACULAÇÃO PRECOCE corresponde à ejaculação que, sempre ou quase sempre, ocorre antes de 1 minuto da penetração vaginal, ou mesmo antes da penetração. Ou também, quando o tempo de penetração é insuficiente para satisfazer os dois parceiros.

Ela ocorre com grande frequência. Pesquisas apontam que 1 a cada 3 homens, das mais variadas idades, sofrem ou já sofreram com este problema.

Outro dado que assusta é a crescente incidência de homens muito jovens passando por problemas de ejaculação precoce.

O que acho importante destacar, é que nós não tivemos uma educação informativa, esclarecedora referente a nossa sexualidade.

LIBERDADE

Os meninos crescem com uma certa “liberdade” com seu corpo, não havendo tanta punição como na maioria dos casos entre as meninas.

Em média a partir dos 9 anos de idade, os hormônios sexuais começam a ser produzidos em profusão, marcando um período de descobertas e mudanças biológicas.

Com a chegada da puberdade (11-15 anos), o desejo sexual se faz presente, estimulando a criatividade e trazendo a tona a tal de ¨libido¨.

Porém é neste período que os meninos começam a se descobrir. Através da masturbação vão desenvolvendo e aprendendo habilidades sexuais.

Nesta fase de descobertas, normalmente este treino é interrompido, atrapalhado e as vezes até punido pelos pais.

Esta situação faz com que este adolescente crie uma memória sexual ruim, resultando em graves problemas para sua fase adulta.

O corpo passa a entender que o ato sexual e/ou a masturbação precisam ser rápidos, gerando assim um mecanismo automático de tempo.

POSSÍVEIS CAUSAS:

  • Disfunção erétil
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Problemas no relacionamento
  • Estresse
  • Medo/culpa/rejeição
  • Fadiga mental
  • Uso de alguns medicamentos específicos
  • Disfunções hormonais
  • Distúrbios da tireoide
  • Inflamação ou infecção na próstata e na uretra
  • Fatores genéticos

DIAGNÓSTICO:

O diagnóstico é feito através de consulta com o especialista, de acordo com os relatos do paciente.

TRATAMENTO:

O tratamento pode ser feito através de psicoterapia, medicações via oral que retardam a ejaculação, anestésicos tópicos. Na maioria dos casos, exercícios específicos solucionam o problema com o acompanhamento de um profissional.

Um fator é agravante, no momento em que ocorre a primeira vez, pode gerar uma memória sexual negativa, facilitando para que outras vezes aconteçam, pela própria ansiedade, culpa e medo de falhar.

O importante é conhecer o seu corpo e não ter vergonha de procurar ajuda.

Continue lendo...

SE TOCA!

Masturbação é um comportamento absolutamente normal e pode estar presente em qualquer idade. A prática deste estimulo deve ser entendida e incentivada pelos pais desde a adolescência, pois isso vai criando uma maior intimidade com o próprio corpo, evitando que a repressão afete o início da vida sexual. Porém viemos de uma cultura extremamente conservadora, onde se tocar é um ato sujo, feio, proibido. Entretanto muitas pessoas que tem sérios problemas na sexualidade, por medo, vergonha, culpa, mas principalmente porque não conhecem seu próprio corpo.

Leia mais »

ELOGIO

Quando recebemos um elogio sincero, isso causa um efeito positivo no cérebro, fazendo com que tenhamos interesse em repetir o que foi validado.
Os elogios nos proporcionam alegria, motivação, inspiração, reduzem o estresse, controlam nossa ansiedade e melhoram até mesmo nosso sistema imunológico.
E quando o assunto é a parte “química” deste pequeno mas tão importante gesto, quando somos elogiados sentimos imediatamente uma sensação de alegria, liberando uma dose importante de serotonina (hormônio da felicidade), ocitocina (hormônio do amor), dopamina (hormônio do prazer) entre outros.

Leia mais »